A entrevista em inglês

Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016 no Brasil tornam o domínio do idioma ainda mais importante.
Por Rômulo Martins
A globalização fez aumentar no mercado de trabalho as exigências requeridas dos profissionais. Não só as empresas multinacionais, mas as nacionais, principalmente de grande porte ou que possuem negócios no exterior, estão atentas ao domínio da língua inglesa por parte dos candidatos a uma vaga de emprego. O inglês ganha ainda mais importância com a chegada dos eventos esportivos internacionais no Brasil – Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas Rio 2016.
Candidatos que concorrem a vagas de níveis gerencial ou técnico em que o contato com o idioma é frequente, como na área de Tecnologia da Informação, portanto, devem ter conhecimento do idioma estrangeiro, uma vez que precisam provar que dominam a língua já no processo de seleção. Quem atua ou deseja atuar no campo da hotelaria, gastronomia e eventos, por exemplo, também deve se ater à relevância do inglês dado o grande número de turistas que o Brasil vai receber nos próximos anos com as competições esportivas. Por isso, conhecer o idioma passa a ser uma das principais exigências das organizações.
Diante desse quadro, para se dar bem na entrevista em inglês é preciso, antes de tudo, ter consciência do nível do idioma que você possui. Depois, prepare-se o suficiente para se sentir seguro e autoconfiante ao encarar o selecionador na hora do processo seletivo. Não tente enganar o entrevistador, pois algumas empresas contratam consultorias para realizar a entrevista e avaliar o candidato.
“Treine, mas não decore. É o status de interação entre o candidato e o entrevistador que vai contar no momento de decidir de quem será a vaga. Seja natural, pois os selecionadores ‘pescam’ diálogos decorados”, recomenda Claudia Shimizu, coordenadora de cursos In Company da Seven Idiomas.
Dicas para obter sucesso na entrevista em inglês
O Empregos.com.br consultou Daniel Zipman, diretor do Centro Latino de Línguas, e Claudia Shimizu, da Seven Idiomas. Eles fazem recomendações importantes para você alcançar êxito nesta etapa do processo seletivo:

  • 1. Faça algumas aulas intensivas focadas no seu ramo de atuação ou participe de workshops;
  • 2. Acesse o site da empresa para conhecer seus objetivos e missão bem como os termos técnicos mais utilizados. Algumas organizações, principalmente as multinacionais, possuem suas páginas traduzidas para o inglês;
  • 3. Caso você não compreenda o entrevistador desculpe-se e peça que repita a pergunta (I’m sorry I didn’t understand. Repeat please);
  • 4. Do mesmo modo, em caso de “brancos” peça desculpa e tente responder a pergunta de forma diferente;
  • 5. Treine as respostas com algum amigo ou profissional com base nasperguntas mais frequentes em uma entrevista de emprego;
  • 6. Grave seus testes e ouça-os;
  • 7. Tenha um bom dicionário sempre em mãos para tirar as dúvidas;
  • 8. Ouça músicas e assista filmes em inglês.

Fuja dos equívocos mais comuns
Um dos erros mais frequentes dos candidatos é mentir o nível do idioma estrangeiro, acreditando dessa forma conquistar o emprego desejado. Se o nível do seu inglês é intermediário jamais mencione no currículo que o seu idioma é avançado.
Outra gafe é fingir que compreendeu o que o entrevistado disse e responder o que ele não perguntou, criando uma situação de embaraço.
Erros de concordância e uso incorreto de falsos cognatos – palavras parecidas ou iguais ao português de significado diferente – também aparecem bastante nas entrevistas em inglês, mas devem ser banidos, pois revelam fragilidade no domínio do idioma.
Selecionamos também algumas questões normalmente feitas nas entrevistas em inglês, com as indicações do que pode ser respondido.
Confira aqui.

Leia mais:
As perguntas mais comuns na entrevista em português
Dicas para se dar bem na entrevista em inglês

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s