José Saramago e a Democracia

“…tudo se discute nesse mundo, menos a democracia… não se repara que vivemos em uma democracia seqüestrada, condicionada e amputada… porque o poder do cidadão, limita-se na esfera política, a tirar um governo que não gosta e botar outro que talvez venha a gostar… mas as decisões são tomadas numa outra esfera, as grandes organizações internacionais e bancos multinacionais… nenhuma dessas instituições são democráticas… aqueles que efetivamente governam o mundo, não são eleitos pelo povo…”

Até quando vamos continuar legitimando poderosos capitalistas imperialistas no controle de nossas vidas? Isso é resultado direto do protecionismo contra a Globalização ao meu ver, pois do contrário, todos já teriam compreendido que as verdadeiras esferas de decisão política já são globalizadas e é lá que devemos por nossa voz e opinião através de representantes com quem nos identificamos. Isso seria democracia no centro das decisões.

Mas nossas mentes limitadas nos compelem a reclamar que um governante nacional é igual ao que passou, e assim subsequentemente desistindo da política por ser ferramenta inútil, sem se preocupar em entender onde está a verdadeira fonte do poder.

Apoio que os órgãos que tem real poder de decisão sobre o destino do mundo sejam completamente democratizados, para garantir que sejam espelho do que espera a humanidade e não apenas meia dúzia de poderosos.

Matéria Reblogada em: Semeador de Letras

Anúncios

Um comentário em “José Saramago e a Democracia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s