CISPA é nova tentativa de cercear direitos individuais

Você acompanhou aqui no blog nossas matérias sobre o SOPA, PIPA, e ACTA, todas tentativas de cercear direitos individuais via internet, promovidas pelo EUA e conjuntamente com outros países e apoiado por grandes empresas.

Como nenhuma dessas legislações avançou, uma nova tentativa está sendo orquestrada. A CISPA que significa Cyber Intelligence Sharing and Protection Act se apresenta como uma ovelha para o grande público mas não é bem assim que as coisas são.

O intuito divulgado desta lei chamada CISPA, será o de defender empresas e corporações de ataques informáticos e roubo de propriedade intelectual. Aparentemente tudo certo, afinal de contas o direito à propriedade intelectual deve mesmo ser protegido.

Mas preste bem atenção aos meios utilizados:

Ao contrário da proposta SOPA, cujo foco principal se baseava em dar ferramentas aos detentores de direitos de autor e às forças da lei para perseguirem “piratas da web”, o fator diferenciador da CISPA baseia-se na forma como as informações vão ser partilhadas entre as autoridades e o Governo, de forma a perseguirem os infractores.

A princípio, segundo o texto da CISPA, os sites baseados nos EUA (praticamente todos) seriam obrigados a compartilhar com órgãos do governo as informações sobre seus usuários.

Mas para que? Eles alegam a necessidade de conhecer quem comete crimes online, mas… Na pratica eles irão conhecer todos, com toda a sorte de detalhes cadastrais e atividades na web.

SOPA, PIPA e ACTA, debate ressuscitado com CISPA

Se você acha que essa é mais uma iniciativa que vai esbarrar na vontade popular e vai travar no congresso americano, saiba que pode estar enganado.

Na realidade esta proposta ganhou março e abril deste ano (2012) o apoio de muitas empresas ao redor do globo, que já tem pressionado por politicas invasivas a algum tempo.

O perverso de tudo isso é que você será espionado e não se sabe nem ao certo por quem. O texto da CISPA afirma que as empresas online devem disponibilizar para o governo estadunidense todas as informações de seus usuários, mas não se sabe qual agencia ou órgão governamental irá receber esses dados, como irá gerir isso, como ira proteger esses dados, e principalmente… para quê?

Por isso o anonymous propôs uma série de protestos dos quais você pode participar. Nosso blog enfatizou alguns no último post. Veja mais…

Matéria enviada para o blog de cultura e conhecimento Semeador de Letras

Anúncios

2 comentários em “CISPA é nova tentativa de cercear direitos individuais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s