Libertação e cura

Autor: Fáimon Coutinho [i]

Hoje é a primeira vez que me deparo com a tarefa imposta pelo Espírito Santo de Deus à minha consciência, para escrever um texto que fale ao mundo sobre o caráter de Deus, em meio a tantas outras centenas de textos que publico todos os dias sobre, música, notícias, artistas, etc.

Primeiramente louvo a Deus pela oportunidade de cumprir tal tarefa, e peço orientação divina para escrever sobre Ele, desvinculado a qualquer orientação eclesiástica ou dogmática de alguma denominação cristã evangélica ou católica, livre também de pensamentos heréticos e até herméticos, dos quais conheci durante parte da minha vida, e principalmente livre de pré-concepções ético-morais oriundas dos costumes sociais que são implantados nas Igrejas e tomados como vontade divina. Escreverei livre de tudo, exceto do conhecimento que foi dado pelo muito estudar, experimentar, e aprender, e primordialmente atrelado à vontade de Deus.

Em uma noite na metade do ano de 2012, na reunião de célula da minha Igreja, quando a líder precisou faltar e ficaríamos sem o texto por ela preparado, um dos nossos colegas sacou o computador e apresentou um vídeo[1] de uma Igreja de Seattle, USA o qual falava sobre o que é liberdade em Cristo Jesus, é um vídeo que marcou minha vida para sempre, porque ele clarifica as coisas sobre uma das maiores verdades a qual devemos nos atentar:

  1. Ou somos escravos da Cultura, que pode ser entretenimento, ou pode ser consumo, pode ser qualquer vício ou paixão física, a cultura secular oferece muitas alternativas para nos escravizar na busca pela felicidade, que dessa forma nunca será alcançada, mantendo sempre intervalos de falsa sensação de satisfação gerada por uma momentânea euforia, intercalada com muito tempo no vazio.
  2. Ou somos escravos da Religião, seja ela qual for, com seus dogmas, e verdade sobre todas as outras, com a qual se julga todos os demais, pautando sua vida nas aparências que devem estar em conformidade com os preceitos religiosos, nunca gerando real felicidade, mas apenas prazer momentâneo em virtude do reconhecimento do grupo social que se pertence.
  3. Ou somos escravos de Cristo, no qual, servindo aos outros em seu nome e fazendo o bem por amor e servidão à Ele, encontramos verdadeira satisfação em nossas vidas e alcançamos a verdadeira felicidade constante, até em meio as dificuldades, além de encontrar verdadeiro e valioso motivo e objetivo de estar vivo.

Servidão a Cristo = Liberdade

Em suma, Cristo nos liberta do pecado, dos excessos, dos vícios, da infelicidade, nos liberta da ditadura imposta por nós mesmos ou pela sociedade, já que não temos a menor idéia do que é perfeição, e até da escravidão aos espíritos degradados que atormentam a vida na Terra. Unindo-nos novamente ao espírito do Criador, fonte de vida, fonte de felicidade e paz.

A servidão a Cristo é alcançar a verdadeira felicidade, objetivo de vida, honradez, equilíbrio, amor verdadeiro, cuidado divino, é liberdade de tudo que oprime nossa vida na Terra.

Liberdade que pode se manifestar de muitas maneiras, mas sempre ela requer apenas um requisito. Fé em Cristo como único e suficiente salvador e caminho até Deus, o criador do Universo. Fácil, isso qualquer um com meio cérebro consegue fazer, e é por isso que Salomão, Paulo e Isaías afirmam que a sabedoria de Deus confunde os sábios.

I Coríntios 1:18 – Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. 19 Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia.

Cura como libertação

Mas, uma das liberdades mais visíveis propostas por Cristo, é a liberdade da opressão física, a cura física é impressionante, pois todos podem constatar imediatamente que houve ação sobrenatural de libertação ali.

Mateus 9:6 – Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico): Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.

Este é um dos episódios mais marcantes da Bíblia, e somente quando entendi o que isso significa é que tive autoridade no Espírito Santo para durante outra reunião da minha célula de jovens da igreja da qual freqüento, determinar à minha antiga doença reumatóide, um princípio de Lupus que me atormentava, a sair da minha vida em nome de Jesus, para honra e glória de Deus e seu Reino.

Mas então cristão não fica doente?

Não é tão radical assim, mas em suma, não deveria, pois está na Bíblia:

Marcos 16:18 – Pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.

Mas em algum momento com propósito específico Deus pode permitir alguma chaga a um cristão. Veja que isto não é regra, mas exceção! Deus pode usar uma doença a favor da própria pessoa ou também de seu propósito aqui na Terra, como por exemplo, no caso real em que um médico indicou que seu paciente passasse a escrever um blog, e com isso este começa a impactar positivamente a vida de pessoas rumo ao Reino de Deus, como aconteceu com Maurício Zágari, jornalista e escritor cristão, que agora escreve o blog APENAS 1[2]. Deus usou uma doença para levar um servo que a suporta, a realizar ainda mais pelo Reino de Deus, alcançando muitas vidas cristãs e não-cristãs, inclusive a minha.

Veja o que Paulo fala acerca das dificuldades que encontrou ao ser preso em Roma:

Filipenses 1:12 – E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do evangelho; 13 De maneira que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana, e por todos os demais lugares; 14 E muitos dos irmãos no Senhor, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra mais confiadamente, sem temor.

Mas assim como na história de Jó descrita na Bíblia no livro de mesmo nome, esta dificuldade será certamente superada no momento adequado para honra e glória do Senhor.

Em outros casos Deus pode permitir uma opressão física com o objetivo de gerar a morte física para te levar para a glória junto à Deus e seus justos. Normalmente isto acontece para que a pessoa tenha tempo de acertar algumas coisas na Terra e/ou com Deus antes do fatídico momento em que não há mais oportunidades para realizar coisas entre vivos ou buscar a salvação.

Provérbios 16:33 – A sorte é lançada no colo, mas a decisão vem do Senhor.

Aproveitando o momento, entremos em oração para pedir que Deus esteja auxiliando o Maurício nessa fase de sua vida, e que assim que o objetivo estiver completo, que ele seja curado imediatamente, em nome de Jesus! Amém.

Verdadeira Libertação

Obrigado Deus pela verdadeira liberdade alcançada quando servimos a ti com todo o nosso ser, especialmente quando entendemos o verdadeiro significado da palavra servir, pois estar sujeito à sua vontade é algo maravilhoso, e é a experiência de completude mais vívida já experimentei!

Quanto à experimentação, pouquíssimas pessoas nesta Terra sabem que quando cito minha experiência pessoal isso significa algo bastante revelador, pois, de forma muito sucinta vos digo que já tive prática espiritual de muita coisa diferente, especialmente no fim da adolescência, me conferindo base e capacidade de comparação muito além da que qualquer outra pessoa que eu conheça.

Argumento este que se torna irrelevante! Completamente irrelevante, pois a resposta do caminho que nos liberta para a verdade é tão simples que não precisava de qualquer destes passos dos quais percorri, ou de praticamente quase todo o conhecimento que obtive, que apenas serve para fundamentar veementemente as verdades conhecidas à qualquer ser humano que tenha tido um encontro com Deus, promovido pela ação do Espírito Santo, o único verdadeiramente capaz de converter o coração de alguém à Cristo.

Romanos 10:9 – Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

Conheça a verdade de que Cristo é o único caminho ao qual você deve se dedicar e servir, e Ele vos libertará, e então liberto estarás das “prisões opressoras” deste mundo de uma vida sem sentido ou dotada de um sentido frustrante por nunca alcançar a felicidade, te libertará da morte espiritual, que é em suma a sua separação de Deus, a fonte criadora e sustentadora de toda a vida, paz, felicidade e de todo o universo.


[1] Vídeo MARK DRISCOLL – O GUIA DO REBELDE PARA A ALEGRIA 01-05: http://youtu.be/qA_eAAfC_pk confirmado pela última vez em 26 de julho de 2012

[2] URL: http://apenas1.wordpress.com – confirmado pela última vez em 26 de julho de 2012.


[i] Fáimon Coutinho: blogueiro, estudante de direito, guitarrista e baixista, 23 anos, não sou pastor, e nem exerço qualquer ministério de liderança cristã, uso este blog para propagar o conhecimento que adquiri em quase duas décadas de ouvir de cristo e suas experiências o espírito santo e com várias religiões, cultos e denominações. Caso esteja procurando orientação busque uma igreja e seu pastor, caso desejar compartilhar suas opiniões e conhecimentos acerca do tema, disponibilizo espaço para tal fim nos comentários abaixo, me coloco à disposição para orar por você, basta comentar seu pedido e ele não será publicado, será guardado em minha lista guia de oração para lembrar nos meus momentos com Deus. Desde já peço também por sua intercessão junto a Ele pela minha vida e por esta missão que se inicia.

Anúncios

9 comentários em “Libertação e cura

  1. “Se Deus me curar, então Deus é Deus; e Deus é bom. Se Deus não me curar, Deus ainda é Deus e Deus ainda é bom” ….uma ótima frase do vídeo da história de Zac Smith.

    “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” Jeremias 29:11

    Curtir

    1. Mari, muito obrigado pela colaboração no post, essa história do vídeo mostra várias facetas do que acabei de escrever.

      Podemos ver o rapaz de frente para a morte, mas na companhia de Deus, aprendendo de Deus e deixando coisas boas indeléveis para sua família. Podemos ver sua família unida aprendendo com a falta dele, e uma mulher sendo moldada para erguer uma bela família cristã. Podemos ver eles libertos do medo, da dúvida do além, e com um consolo espiritual maravilhoso vindo de Deus. Podemos ver como Deus é bom, e não deixa nem por um instante de cuidar dos seus

      Salmos 23:4 – “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara (mostra o caminho) e o teu cajado (ensino e ajuda para sair dos buracos) me consolam.”

      Curtir

    1. Olá Marcela, muito bom tê-la por aqui! Queria no amor de Cristo te dizer em especial mais uma coisa, além de tudo o que já está escrito:

      Difícil é enfrentar as dificuldades da vida, as que criamos e as que se impõem, sozinhos… confiando apenas na nossa capacidade de superá-las. Tudo é pesado, sombrio, grande, amargurante, e nos enganamos com falsas expectativas de segurança em meio as dificuldades.

      Lindo e bonito, é estar de mãos dadas com Deus! Podem vir os desafios, as doenças, e até mortes, mas Deus nunca mais vai te deixar se sentindo solitária, abandonada, sofredora.

      A Felicidade não é quando tudo da certo, isso é deslumbramento! Feliz somos quando o próprio Deus tendo todo o universo na palma de sua mão, vem até nosso mundinho maluco e pequeno, quando estamos nos esforçando para servi-lo e Ele toca no nosso coração, e cuida de nós, indiferentemente do que estava acontecendo ao redor, isso é felicidade.

      Jeremias 17:7-8 – Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.

      Desejo que sejas muito feliz, e que dificil seja passado, que na sua vida hajam apenas pequenos desafios frente ao poder e autoridade de Deus, que te permita apenas coisas para te fazer crescer e mostrar mais felicidade ao mundo e caminhar rumo à Ele.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s