Petrobrás perde 57% do valor desde 2010

Disponibilizo para meus leitores o gráfico de variação do valor da Petrobras desde 1993 para analisarmos alguns comportamentos relevantes:

  1. De 1993 até 2001 a Petrobras cresceu de 0,8bi para 56,4bi (70x maior e em nenhum espaço de 3 anos ela perdeu valor).
  2. De lá até 2013 a Petrobrás cresceu de 54,5bi para 200,9bi (3,68x maior e nos últimos 3 anos perdeu 57% do seu valor.

Vou fazer apenas 3 inferências:

  1. Se a taxa de crescimento do período de 8 anos até 2001 fosse mantida, hoje a Petrobrás valeria praticamente 4 trilhões (Eu não acredito que tal número fosse possível, é só uma especulação);
  2. Desde a última capitalização da empresa, logo após a divulgação do pré-sal, quando ainda imaginava-se que o campo de Libra era maior do que realmente é (ler sobre Eike) a empresa passou a valer menos da metade do que valia, o que demonstra que a maior parte do seu valor era fruto de mentiras e campanhas marketeiras que tiveram como único objetivo, vender as ações superfaturadas. Resultado, todas as pessoas que compraram ações em 2010 foram ENGANADAS, descaradamente pelo Governo, que pra todas as áreas da economia tem como prática enganar e vender uma imagem de algo que não existe;
  3. O crescimento depois da crise de 2008 não se deu por fatores de mercado, mas devido a propaganda enganadora que culminou com a capitalização, desde então, ela está caindo, a patamares mais baixos que durante a crise de 2008, ELA ESTÁ PIOR. Ou seja, na realidade, além de na prática não ter crescido desde 2008, ela perdeu valor. É muita incompetência. A empresa deveria estar muito maior hoje em dia, o que é complicado, já que desconsiderando as ações em bolsa, olhando apenas o balancete da empresa, você descobre que ela está fechando ano com prejuízo operacional.

Gostei da análise que o UOL disponibilizou no link: http://achadoseconomicos.blogosfera.uol.com.br/2014/01/03/em-dolar-valor-da-petrobras-encolhe-57-desde-a-capitalizacao-em-2010/ o rapaz que escreveu o texto apenas informa dados quantitativos da empresa e informa alguns fatos relacionados, deixando você pensar. Mas em determinado ponto ele explica o cálculo de valor de mercado:

O valor de mercado é a soma do preço de todas as ações de uma empresa. É um reflexo, portanto, de como os investidores avaliam o futuro da companhia. Analistas projetam a capacidade do negócio de gerar caixa e calculam, dessa forma, o seu valor.

Essa queda, de 41% em reais e 57% em dólares, não significa que o dinheiro que entrou na Petrobras durante a capitalização desapareceu, e sim que os investidores acreditam que a empresa não será capaz de gerar tanto caixa como se esperava em 2010.

Mas, por que os investidores não acreditam na Petrobrás? Ora, ela enganou as pessoas em sua capitalização em 2010 (Libra não era tão grande quanto imaginava-se; será muito caro e demorada a exploração do pré-sal; houve uma sequência de escândalos desde o início do governo da Dilma; o Brasil não é autossuficiente como o Lula propagandeou; a empresa tem fechado ano com prejuízo).

Obrigado Lula e Dilma por desmoralizar a Petrobrás e fazer ela passar a apresentar prejuízo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s