Copa 2014

Em 2007 quando o Brasil decidiu sediar a Copa do Mundo, estimava-se um gasto de 17,5 bilhões de reais para a realização do evento contando com parcerias com o setor privado, que depois da crise mundial de 2008 simplesmente não ocorreram (contavam com o ovo no fiofó da galinha). Em meados de Junho de 2011 o liberado já era de 23,8 bilhões. E agora a 136 dias da Copa do Mundo, com pouca coisa realmente pronta, o valor total já chegou a 25,9 bilhões segundo o Portal Transparência, o que representa 148% do valor original que já era muito.

Estima-se que com os anúncios esperados para o final de janeiro de liberação de mais verbas para concluir as obras e para as operações de segurança durante a Copa os gastos possam ultrapassar 150% do valor orçado. Será que tem gente levando vantagem ou é pura incompetência mesmo? E se esse dinheiro tivesse sido gasto com Escolas, Hospitais, Ferrovias, Hidrovias, Saneamento básico, etc?

Se eu fosse presidente e estivesse diante de um cenário em que o Brasil se encontra, ou seja, Copa do Mundo e Olimpíada pela frente, estrutura logística sucateada, estrutura de hospitais e escolas públicas com baixo nível de serviço, jamais iria comprometer ainda mais o orçamento com o tal evento.

Se as parcerias com o setor privado miaram depois da crise econômica de 2008 o projeto de Copa deveria ter sido revisto, metade das cidades deveriam ter sido cortadas, especialmente as que não tinham estádios prontos ou já completamente financiados pela iniciativa privada (mesmo que com o BNDES como no caso do Corinthians), aprovei a atitude de conceder à iniciativa privada a administração dos aeroportos, apenas as obras de infra-estrutura ligadas aos eventos que fossem consideradas essenciais para a realização e para a população continuariam recebendo recursos, outras parcerias com instituições privadas seriam buscadas para além daquelas inicialmente planejadas, e principalmente e estaria sempre cobrando minha equipe para obter eficiência, pois não posso aceitar a precariedade dos hospitais e nossa ineficiência logística enquanto o dinheiro rola solto para coisas de entretenimento.

144 milhões contratados só para consultorias, outros 50 milhões para armamento dos 1.000 policiais da tropa especial de choque para reprimir protestos durante a Copa do Mundo, outros 8,9 bilhões em estádios elefantes brancos quando o orçado já eram os surpreendentes 1,1 bilhão! Estamos diante de números com pelo menos 10 casas antes da vírgula, é muita coisa!

Com a irresponsabilidade que nossos governantes trataram o assunto “vidas humanas” vs “eventos de entretenimento esportivo”, a irresponsabilidade com que tratam as verbas públicas fruto do trabalho dos brasileiros, e por fim, a irresponsabilidade com que tem reprimido os justos protestos, me enoja, me dá ojeriza.

Mas, tudo se torna ainda mais insuportável depois de ver os camaradas do partido do tio Lula, inclusive ele, mais uma vez, distorcendo a realidade, usando números de contabilidade criativa para esconder a verdade, discursando para sabe Deus quem sobre um governo e um país que não é o nosso, o asco das engabelações se mistura com o da revolta pela irresponsabilidade e me faz pensar apenas em uma coisa.

Precisamos tirar essa trupe do poder!

——————————-

[1]: http://blogdojuca.uol.com.br/2011/06/21570/ – Informa sobre meados de junho o gasto já era de 23,8 bilhões e orçamento de 2007
[2]: http://www.portaltransparencia.gov.br/copa2014/home.seam – valor disponibilizado pelo governo para a Copa do Mundo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s