Revolução que não acontece

Pesquisei no Pensador.UOL frases sobre revolução e por mais que a fonte não seja exatamente algo 100% confiável as frases que selecionei são ótimas reflexões:

  1. “… as revoluções não concernem a pequenas questões, mas nascem de pequenas questões e põem em jogo grandes questões.” Aristóteles
  2. “As revoluções, como os vulcões, têm os seus dias de chamas e os seus anos de fumaça.” Victor Hugo
  3. “Um amor, uma carreira, uma revolução: outras tantas coisas que se começam sem saber como acabarão” Jean Paul Sartre
  4. “Você não consegue fazer uma revolução com luvas de seda” Josef Stalin
  5. “Revolução soa muito romântico, vocês sabem, mas não é. É sangue, culhão e loucura; é menininhos mortos que ficam no caminho, menininhos que não entendem porra nenhuma do que está acontecendo. É a sua puta, a sua mulher rasgada na barriga por uma baioneta e depois estuprada no cú enquanto você olha. É homens torturando homens que costumavam rir com as historinhas do Mickey Mouse . Antes de você entrar nesta coisa, decida onde está seu espírito e onde ele estará quando a coisa tiver terminado. Eu não acredito que nenhum homem tem o direito de tirar a vida de outro homem. Mas talvez mereça um pouco de reflexão antes. É claro, a porra é que eles têm tirado as nossas vidas sem disparar um tiro.” Charles Bukowski

Aristóteles muito antes de Cristo nascer parece ter previsto a revolução francesa depois que a rainha mandou o povo comer brioches e os protestos brasileiros dos 20 centavos do ano de 2013. Victor Hugo e Jean Paul Sartre sabem como uma revolução se comporta, enquanto Stalin sabe como se materializam, pois, não existe revolução sem violência, mas Bukowski nos lembra de forma indigesta o que realmente acontece em uma revolução, e com isso a dedução óbvia de que não estamos tendo uma revolução no Brasil.

A juventude não tem garra, se movimenta dispersamente e o por mais incrível que pareça, em época de conectividade, os jovens estão mais desconectados em seus movimentos, não conseguem se organizar como os caras pintadas ou o povo das diretas já. Não existe liderança, não existe fogo, apenas fumaça e um tanto de gás lacrimogênio.

Os pacifistas, naturalmente desconfortáveis e apavorados com as imagens de violência da Venezuela, Ucrânia e dos protestos brasileiros lembram da frase de Ghandi dizendo que a única revolução possível é mudar a si mesmo, ou reconhecem que a maior revolução do mundo foi a que Jesus começou com a mensagem do amor, mas, ao ler Antônio Gramsci o que eu vejo é que estes não falam de revolução, mas de mudança de hegemonia apenas.

O que me lembra que estamos partindo para o segundo tempo de um jogo empatado, pois depois da Copa do Mundo, quando acabarem os prometidos protestos, o governo ainda estará de pé, mas creio que não o suficiente pra chegar a jogar até o fim da prorrogação, nas urnas espero ver a juventude levando ao poder um novo governo, um formado com as idéias de sustentabilidade, solidariedade, meritocracia e eficiência (gestão econômica e serviços públicos) palavras que dão o tom do que representa a nova geração brasileira.

A sociedade mudou, os princípios agora são estes, a hegemonia ultrapassada precisa dar lugar a uma nova.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s