Folhainvest

Estou lançando uma série de publicações sobre uma experiência no mercado de ações que estou fazendo através do FOLHAINVEST, será categorizada no blog com a tag [mercado de ações].

Para quem não conhece o FOLHAINVEST é um simulador da bolsa de valores, em uma parceria entre a Folha e a BM&FBovespa, que oferece aos participantes a oportunidade de conhecer o funcionamento do mercado de ações na prática. Além de aprender sobre o mercado de ações e desenvolver seus conhecimentos, os participantes podem ganhar prêmios, como cursos (presenciais e on-line) e iPads.

Ao se cadastrar o participante recebe R$ 200.000,00 (Duzentos mil Reais) de capital virtual mais 1 lote-padrão (usualmente 100 ações) das 15 empresas mais líquidas do IBrX 100. Tais ações podem ser negociadas livremente, bem como outras podem ser compradas com o capital inicial recebido.

A Experiência

Entrei no Folhainvest no final de agosto de 2014, já tinha usado a ferramenta sem compromisso em 2008, mas agora quero testar uma tese de que um determinado grupo de ações vão fechar o ano em alta.

Minha experiência consiste em comprar um grupo de ações e movimentá-la o mínimo possível, sem nunca ficar com menos de 50 ações das empresas desse grupo, tentando aproveitar as altas e as baixas para comprar e vender parcialmente as ações visando potencializar o ganho, movimentando a conta o mínimo, idealmente 1 vez por semana.

Quais empresas?

Ambev, Bradesco, BRF Foods, BMFBovespa, Cielo, Copel, Embraer, Itausa, Itau-unibanco, Klabin, M.Dias Branco, Petroleo, Marcopolo, Tracebel, Vale, e Weg.

Status atual

Em 15 dias minha carteira apresenta um ganho de 3,5% ou em valores monetários R$ 7,3 mil (que pena que não é de verdade). Comparando com o desempenho da poupança é algo entre 3x a 4x mais.

O rendimento é impulsionado em grande parte pela BMFBovespa, Petróleo (pn e on) e Bradesco (pn e on) e por ações compradas no dia seguinte ao anúncio da Dilma de que liberou 10% do depósito compulsório (poupança dos brasileiros) para investimentos pelos bancos, pois conforme anunciei no facebook isso causaria uma queda inicial na bolsa. Mas em seguida com o dinheiro no mercado as ações voltariam a se valorizar. Veja o gráfico do Ibovespa depois do dia 25:

graficoibov2

 

Por outro lado, estou amargando perdas com ações que estou apostando na recuperação no curto prazo, tais quais: Cielo, Embraer e Vale. Comentarei sobre cada uma das empresas nos próximos textos. Quem se interessa me acompanhe.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s