Então vamos ao 2º Turno em 2014

[ao fim desse post tem o resultado da enquete eleitoral que fiz semana passada]

Alucinante montanha russa

Ha uma semana atrás Aécio (PSDB) tinha apenas 19% da intenção de voto, vindo de uma queda em 14% e fez nessas urnas 34% de maneira completamente surpreendente. Marina (PSB) tinha condições de vencer o pleito, e termina em 3º lugar com 21% dos votos. Aqui no Paraná Aécio (PSDB) fez cerca de metade dos votos do Estado. Parabéns ao candidato pela reviravolta que o colocou no mesmo patamar que o partido conseguiu nas últimas duas derrotas à corrida presidencial.

4d312532-f55c-435e-ae13-8cf17d785133

Direita e Esquerda?

wmX-900x600x4-53ab38ae41044059ecb188f0aae4b942add3849a7d24b

Reitero que teremos um 2º turno de debate de centro-esquerda, onde há pouquíssimas divergências, apesar de relevantes especialmente no tocante a liberdades individuais e diplomacia. Veja o que escrevi no blog do Semeador de Letras: http://wp.me/p1URSu-VG [Eleições nacionais de 2014]

Site do Aécio:http://aecioneves.com.br/

Site da Dilma: http://www.dilma.com.br/

Quando é o segundo turno?

A votação será no domingo dia 26 de outubro, serão cerca de 20 dias de campanha, com o tempo dividido por igual entre os candidatos que poderiam fazer debates propositivos, mas como as propostas são muito próximas, provavelmente farão debates de baixo nível, focados em mostrar o lado podre do outro. Não sei se vale a pena assistir.

Pra onde vai Marina Silva

Se precisar dar um palpite, ela ficaria ou alheia (pouco provável) ou com o Aécio por simbolizar alguma mudança nesse momento. E elenco motivos:

1. Ela foi maldosamente atacada por Dilma durante a campanha de 1º turno, enquanto Aécio de maneira mais cortês expôs as incoerências de Marina, propondo ao invés de nova política a boa política que aprendeu com Tancredo Neves.

2. Dilma e Marina já haviam se desentendido durante o governo Lula, quando ambas eram ministras. Dilma acusou Marina de atrasar as obras do PAC por não permitir a liberação das licenças ambientais além de internamente forçar a saída de Marina.

3. Aécio foi um dos únicos senadores que defendeu a criação do partido de Marina mesmo sem ter conseguido todas as assinaturas, pois o número quase foi alcançado e havia um sentimento popular de apoio as causas de Marina.

4. Assim como Marina, o Aécio há anos faz discursos em prol da economia de baixo carbono, sustentabilidade econômica, foi defensor do mandato de 5 anos sem reeleição durante a Constituinte de 1988 (proposta que reapareceu no programa de Marina), é relativamente jovem, e soube no Senado expor, como nenhum outro, o que o grito das ruas nos protestos de julho de 2013 significavam.

5. Apesar de Marina ter dito no último debate que nunca defendeu e nunca defenderá a política do PSDB e que seu programa se parece mais com o de Luciana Genro do PSOL, na verdade o programa dela é muito parecido com o do PSDB publicado em 2007 ainda válido e com as diretrizes do programa de Aécio, tanto que Luciana na ocasião fez questão de balançar a cabeça negativamente.

6. Apesar de ter sido fundadora da CUT (AC) de ter integrado o Partido Revolucionário Comunista, de ter passado décadas no PT, Marina dará mais uma prova de sua inconstância, apoiando Aécio Neves, que no momento tem o discurso mais parecido com o dela, não por que ele mudou de discurso, mas por que ela mudou o dela.

7. Para terminar, todos os partidos da coligação de Marina, estão coligados em um ou outro estado com o PSDB e desejam apoiar Aécio desde que se confirmou o resultado das urnas de 1º turno. No Paraná todos os deputados do PSB fizeram campanha com a coligação de Beto Richa (PSDB), em São Paulo idem, inclusive reduzindo os palanques regionais de Marina, um dos motivos pelo qual ela não sustentou seu crescimento nas pesquisas.

Resultado da Enquete de 1º Turno:

Aécio – 40,75%  |  Marina – 29,63%  |  L. Genro – 11,11%  |  Dilma – 7,41%  |  Everaldo 3,7%  |  Indeciso 7,41%
* enquete fechada no dia 5 realizada nesse post: http://wp.me/p18lmB-81 [Em quem você vai votar?]

Tal pesquisa não reflete qualquer probabilidade de votos nas urnas, mas revela que esse blog pode continuar defendendo para sua rede ideologias como: sustentabilidade econômica, justiça social, meritocracia, liberdade, desenvolvimento econômico, difusão do conhecimento e cultura, sem que o público majoritário goste de soluções estatistas. Aqui no cenário fictício teríamos 2º turno entre Marina e Aécio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s