Onde investir em 2015?

O cenário econômico mundial está degradado, especialmente considerando o ritmo lento de recuperação desde a crise de 2008 e também as guerras que batem à porta. No Brasil a situação semi-calma é ao meu ver insustentável e a crise vai apertar. Então o que fazer com o dinheiro?

Eu trago algumas contra-indicações e depois sugestões, vamos à elas:

( – ) Financiamentos com juros pós-fixados ou qualquer financiamento longo
Essa é a pior aplicação que você pode pensar em fazer, mesmo que a pretensa valorização do bem no tempo seja maior que os juros previstos. Existem previsões alternativas e alarmantes de subida dos juros e inflação nos próximos anos. A Selic (taxa de juros básica do mercado) que esteve em 7,5% e hoje está em 11,5% logo chegará a aproximadamente 15% por exemplo. Já a inflação em 2015 deve chegar a 10% se não for maior (não acredite no 7,5% divulgado pelo governo)

( – ) Bolsa de valores e títulos da dívida pública
O risco é especialmente elevado para épocas de crise e de sérios rumores de guerras. Mas é inegável que alguns poucos conseguem tirar fortunas com negociações em época de crise. Mas em geral não é um bom momento para apostar nas empresas com participação do governo.

( – ) Poupança ou Previdência
Não acho que seja um momento para formar poupança dentro do Brasil, existe possibilidade do Governo precisar desse dinheiro e acionar a previsão constitucional de empréstimo compulsório. A dívida pública é trilionária, os juros da dívida pública são altos (SELIC em geral) e considerando o cenário de estagnação ou até retraimento econômico (aposto em PIB negativo de -3% enquanto o governo diz que será de -1%), não existe previsão de arrecadação suficiente para: manter a máquina pública, continuar investimentos e pagar a dívida. Um sinal desses riscos é que empresários mandaram e mandam cada vez mais capital para fora do país para fugir dessa instabilidade e do governo de tendências populistas

(+) Fundo de investimentos conservador
Participar desse fundos é relativamente fácil. Eles costumam adquirir títulos cobráveis de bons pagadores com deságio para adiantar dinheiro aos comerciantes, industriais e prestadores de serviços com bom crédito fiador, para cobrar na data pré-fixada o montante da transação original. A margem é interessante e o risco é menor e a taxa de administração normalmente depende do sucesso da operação.

(+) Diversifique rendas, procure ter um hobby lucrativo (ou mais) além da fonte de renda principal essa é uma boa sugestão para o(a) trabalhador(a) que depende de uma única fonte de renda.

(+) Jóias (adquiridas com deságio, especialmente usadas)
Possuir jóias em tempos de crise é especialmente interessante, basta lembrar que são feitas de minerais raros que costumam valorizar-se no tempo sem nunca desvalorizar. No caso de grandes catástrofes ou grandes guerras, podem salvar a sua vida, nesse sentido temos exemplo recente de sucesso nesse tipo de investimento, a maior parte dos Judeus europeus sobreviventes do Holocausto tinham jóias escondidas e conseguiram pelo menos negociar fugas para refazer suas vidas em outros lugares, como o EUA ou até mesmo o Brasil, entre outros exemplos.

(+) Lotes rurais
Minha principal dica! Se não tiver como adquirir um, quem sabe constituindo uma sociedade com familiares, ou até com amigos seja possível. Esse é outro ativo que inclusive pode salvar sua vida em caso de grandes turbulências, inclusive militares, podendo manter você e sua família longe do epicentro dos confrontos e até mesmo prover a subsistência. Com fonte de água é melhor ainda. Mas as vantagens vão muito além disso. É um ativo que valorizou mais do que o ouro desde o fim da Guerra Mundial e nada nos faz pensar que perderão valor dado tal cenário de instabilidade. Se o mundo se estabilizar politicamente e economicamente, não será nada mal possuir um ativo que é capaz de gerar renda, mesmo que por arrendamento à terceiros de diversas formas, produzindo qualquer tipo de insumo ou alimento que a humanidade sempre precisará.

(!?) Dólar
Até a metade do ano seguramente será um bom investimento se você comprou ou está comprando, já subiu mas, vai subir mais. Depois desse horizonte, depende de quais ações forem tomadas na economia.

Temos a possibilidade de nova grande Guerra?

Pergunte-se a si mesmo, esse é um julgamento que deves fazer pessoalmente, o Papa Francisco fez o dele e disse que apesar de ainda não ser oficial, nós já estamos em Guerra Mundial ou praticamente em uma. Eu tenho o meu julgamento, talvez não tão radical como o dele e você é livre para ter o seu. Mas recomendo formar seu entendimento logo, para poder tomar as decisões que considerar mais acertadas tendo em vista suas expectativas para tal variável.

O mundo pode quebrar de forma generalizada?

Pouco provável, a tendência é que sempre existam portos seguros para investimento, mas não é impossível, imagine um cenário de superaquecimento global, gerando catástrofes, sede e fome, queda absurda do preço do petróleo, guerra mundial fundamentalista sem um alvo físico facilmente identificável, dívidas enormes sendo cobradas entre os países, instituições e pessoas, sem que haja lastro de pagamento, bolsa de valores quebrada ao redor do mundo todo fulminando grandes quantias de capital investido… Nada que acontecerá num horizonte ligeiramente próximo, a princípio.

Sou um empreendedor, meu negócio está em risco?

Obviamente que sim, sempre! Ainda mais em épocas de dificuldades econômicas e possíveis turbulências em escala mundial. Acontece que geralmente em períodos difíceis o “joio é separado do trigo”, ou seja, os ruins caem, os mais bem adaptados (pode interpretar como “os melhores”), sobrevivem e ganham espaço. Se pretende fazer seu negócio sobreviver, torne-o mais resiliente e se prepare para aumento da carga tributária.

Até mais!

Anúncios

2 comentários em “Onde investir em 2015?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s