Sectarismo religioso cristão

No âmbito do cristianismo, ao olhar para a estrutura eclesiástica vigente e estudar 1ª Carta aos Corintios capítulo 1, podemos tirar uma série de orientações divinas de como não prosseguir no que tem sido feito.

Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer. 1 Coríntios 1:10

Existem igrejas para todo tipo de pessoas, com ministérios sectários para todo tipo de desejos sociais, focados quase sempre nas diferenças dos seus integrantes em relação a todo o restante e não na união naquilo que temos de igual. São Juniores, Adolescentes, Jovens, Jovens Adultos, Jovens Casados, Famílias, Homens, Mulheres, Idosos, Empresários, Esportistas, o que tem mantido as pessoas confortáveis e cada vez mais longe do ideal bíblico.

Constantemente Jesus enfatiza que sua salvação é para toda a humanidade, podemos lembrar de quando os discípulos tentaram afastar as crianças que estavam no meio deles durante um momento de ministração do salvador, para que não atrapalhassem e/ou por que não entenderiam o mistério da salvação, Jesus diz para que deixassem que as crianças viessem à ele, ali no meio de todos.

Nós humanos temos dificuldade de aceitar o que é diferente do que individualmente nos identificamos. Mas o reino de Deus é para toda a humanidade e como cristãos, fomos chamados para pregar uma mensagem, a de salvação para todos os povos.

Tudo bem que nossas instituições eclesiásticas criem grupos de acompanhamento disso ou daquilo, é realmente gostoso participar de um clube onde há identificação automática com os demais integrantes, mas isso não pode tomar uma dimensão maior do que um suporte/atividade extra, pois, não devemos focar nas diferenças e sim na união, deveríamos estar juntos como corpo de cristo a maior parte do tempo.

Mas devemos ser contra as denominações cristãs?

Não devemos fomentar novas dissenções, nosso dever cristão é de união, é de agregar novas almas, se divididos somos mais fracos e a mensagem principal parece que pode ser distorcida ao bel prazer do criador de cada nova denominação. A Igreja de Cristo é uma só, ou seja, o nome escrito sobre o umbral da porta é completamente irrelevante para Ele.

Isso de ser contra sectarismos cristãos vale para as células? Devemos combatê-las?

As células são pequenas igrejas e só são válidas se em todo encontro puderem olhar para fora do grupo já constituído, do contrário também são facções e desde logo doentes.

Vejo nas células, modelo que se espalha pelo mundo inteiro ao mesmo tempo, um objetivo do Espírito de Deus, isso por que o fim dos tempos se aproxima e com ele a Grande Tribulação, onde as células serão o único meio de a Igreja se reunir. Eu entendo que como Igreja Cristã estamos todos sendo treinados para essa Era vindoura.

Penso que os pastores em geral estão errados ao pensar que essa é uma estratégia de Deus para aumentar o número de pessoas sentadas nos bancos de suas igrejas institucionais, essa pode até ser uma consequência, mas penso que Deus está olhando mais a frente do que isso ao abençoar essa iniciativa.

Em geral…

Mais aceitação, tempo compartilhado com amor pelo próximo e menos sectarismo ensimesmado. Criar grupos excludentes é antibíblico, egocêntrico, e demoníaco.

Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Tiago 3:14-18

Como cristãos, Deus espera que exercitemos a paz, amando uns aos outros, por amor à Deus que tem nos salvado da morte eterna no pecado gratuitamente, sem que tenhamos merecido. Portanto, o nosso próximo não precisa merecer nosso cuidado, nós que precisamos oferecer gratuitamente como Deus nos ensinou.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s