O Brasil é o 1º país no mundo no ranking de homicídios

Diante da polêmica trazida ao legislativo nacional quanto à permissão de porte de arma aos cidadãos, tenho lido muitos “achismos” nos debates, então saí à procura de dados que possam ajudar no raciocínio.

Taxa de homicídios a cada 100mil habitantes em alguns países que permitem porte de armas à população (Dados da UNODC para 2013): Iraque 8,0Rússia 9,0EUA 3,8Alemanha 0,8Paraguai 8,9Uruguai 7,7 e todos eles são considerados países violentos. A média mundial é de 6,7 homicídios a cada 100mil habitantes.

Pasme, no Brasil onde porte de arma é proibido (são raras as exceções de permissão) a taxa por 100mil habitantes é de 26,5 homicídios (6x maior que nos EUA e 11x maior que a Jordânia [2,4]), na América do Sul apenas Colômbia e Venezuela tem taxas maiores, mas em comum, a vedação de porte de arma para o cidadão. Isso significa que morrem no Brasil mais de 53,6mil pessoas por ano. É uma taxa de mortalidade quase como aquela contabilizada para o Genocídio Armênio. Isso representa aproximadamente 10% dos homicídios ocorridas em todo o Mundo em 2013 o que nos faz ser o país do mundo onde mais pessoas são assassinadas.

revolving-map-test2

Estamos completamente reféns da maldade de criminosos pois, a polícia nunca será onisciente, praticamente nunca a polícia poderá te proteger, serve para promover a “vingança social” prendendo os culpados de crimes já cometidos ou pode agir nos casos de crimes que se estendem no tempo interrompendo-os.

Se houvesse permissão de porte de arma, segundo a comparação acima com os EUA, talvez 5 a cada 6 assassinatos pudessem ter sido evitados e este sangue está nas mãos dos defensores do desarmamento. Evitados como? Por uma reação armada da(s) própria(s) vitima(s), ou de alguém próximo a ela, ou pelo simples medo do criminoso de que sua possível vítima ou alguém no local esteja armado.

Então Faimon, você quer que isso vire faroeste? Não, mas já seria melhor do que o que temos! Pois, naquela época diferentemente do que os filmes fazem parecer, a taxa de homicídios a cada 100mil habitantes variou de 1,0 a 2,5 por ano nos EUA. Motivo pelo qual o povo de lá hoje se assusta com sua taxa de 3,8 a cada 100mil habitantes que mesmo assim é assustadoramente menor que a nossa no Brasil.

Particularmente, gosto do caso de sucesso da Alemanha, onde há permissão de porte e até para passar a guarda de armas por herança, mas com uma excelente regulamentação e fiscalização, o que resultou em uma taxa de homicídios de apenas 0,8 a cada 100mil habitantes. Óbvio que a educação da população para o uso e guarda consciente tem grande papel nesse sucesso, o que é imensamente mais barato e mais eficiente do que os investimentos em equipamentos e pessoal das polícias repressivas.

Qual dado pode ser apresentado contra esses?

Que tal apoiar as iniciativas de legisladores brasileiros de investir em educação para uso de armas e liberação de porte para cidadãos com ficha limpa e aprovados em testes de proficiência e psicológicos? Se seu Deputado Federal ou Senador não apoia, copie e mande esse URL para ele, seus endereços de e-mail estão na página oficial das nossas casas legislativas.

Curitiba, 15 de junho e 2015
Faimon Coutinho

Fonte: UNODC (ONU) dados de homicídios disponível em 15.06.2015 no URL: https://data.unodc.org/#state:0

Atualização em 2016: https://faimon.wordpress.com/2016/04/06/porte-de-armas-e-seguranca-publica/

Anúncios

4 comentários em “O Brasil é o 1º país no mundo no ranking de homicídios

  1. […] –  Porte de armas: o porte legal de armas e a guarda de armas devem ser regulamentados de forma a permitir o uso para autodefesa das pessoas que tiverem “ficha-limpa” e passarem em testes de proficiência e psicológicos. A sociedade precisa manter programa de educação para o uso consciente de armas na rede de rádio, televisão, e internet. Mais detalhes e dados estatísticos sobre esse posicionamento [clique aqui] […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s