Novo partido Rede Sustentabilidade recebe autorização

Finalmente o partido idealizado por Marina Silva sai do papel e recebe autorização formal. O Rede Sustentabilidade pode agora receber suas filiações.

rede sustentabilidade - marina silva

Depois de vários anos tentando recolher assinaturas para obter autorização para seu partido politico, tendo inclusive disputado as eleições presidenciais por meio de outro partido o PSB (Partido Socialista Brasileiro), finalmente o REDE SUSTENTABILIDADE poderá ser um partido.

Marina Silva que encabeça o projeto tem um história política a ser dividida em três fases:

1 – Política estudantil, trabalhista e regional – depois de uma vida bem difícil ela conseguiu chegar à faculdade de história onde foi introduzida na política na defesa do Comunismo, depois ainda ajudou na formação de centrais sindicais e foi eleita Vereadora.

2 – Carreira no Congresso Nacional em cargos eletivos – tendo sido Deputada Federal Constituinte em 1988, Deputada Federal pelo Acre e também Senadora, cargos exercidos pelo PT (Partido dos Trabalhadores) e depois PV (Partido Verde). Passou grande parte de sua trajetória política discursando sobre a necessidade da defesa do meio ambiente, e recebeu apoio de ONGs e empresas internacionais para defender essa bandeira.

3 – Busca pelo cargo Executivo – Ainda como Senadora na defesa do meio ambiente, foi Ministra do Meio Ambiente por Lula no primeiro mandato, mas não ficou com ele até o final, tendo saído do governo e do PT depois de brigar por uma determinada competência com verbas vinculadas que ela queria que fosse de seu ministério, sem ter realizado qualquer uma das metas que prometeu ao assumir a pasta. Depois disso disputou as eleições presidenciais 3 vezes, ficando em 3º lugar em todas elas, pelo PV e depois pelo PSB.

O Partido

O caminho para fundar o partido foi difícil, depois de não ter conseguido as assinaturas necessárias, o Congresso Nacional poderia suprir a falta, mas não o fez, apenas a apoiaram partidos pequenos, e entre os maiores apenas o PSB e o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) partido que tradicionalmente ela sempre atacou, mas o único que subiu a tribuna para defender o novo partido de Marina na pessoa do Senador Aécio Neves, entre outros.

Agora dois anos depois finalmente o registro aconteceu e espera-se que apoiadores de dentro do PSB e PV imediatamente migrem para a sigla, enfraquecendo esses que foram partidos médios para grandes na última eleição.

As propostas

Aqui está um ponto interessante, pois o novo partido de Marina Silva pretende debater as propostas, como marcos iniciais estão apenas a defesa da sustentabilidade, democracia, indícios de reformas urbanas, política e tributária (sem projetos específicos) e uma busca por diferenciar-se dos partidos dominantes no cenário nacional PT, PSDB e PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro).

Essa abertura para o diálogo parece bastante encantadora para a parcela da população que não se sente representada pelos atores mais fortes da nossa política nacional, por outro lado tem constantemente sido confundida com terceira via política o que não dá para afirmar com certeza se será mesmo ou não.

Marina Silva nunca se dispôs a participar dos eventos mundiais da Terceira Via que postula o caminho do equilibrio entre o liberalismo e contra o socialismo, afirmando que ambos falharam.

O Movimento da Terceira Via conta com encontros internacionais e nomes fortes ao redor do mundo como Tony Blair (ex-primeiro ministro britânico), Bill Clinton (ex-presidente norte-americano), Byden (vice-presidente norte-americano), Gordon Brown (primeiro ministro britânico), Juan Manuel Santos (presidente colombiano), Ricardo Lagos (ex-presidente chileno), Fernando Henrique Cardoso (ex-presidente brasileiro) e recentemente Aécio Neves (senador brasileiro) que revisou em 2007 todo o programa e diretrizes do PSDB para adequar a essa nova corrente.

Opinião

1) Rede Sustentabilidade – Parabéns à democracia brasileira por ter adquirido mais um ponto de vista para o debate político e uma ótima oportunidade de trazer mais jovens para o cenário, desejo sucesso para mais esse movimento político no sentido de consolidar suas teses e trazê-las ao debate com força suficiente para ser ouvido e considerado.

2) Marina Silva – Ainda está muito longe de ser uma boa opção para o cargo executivo máximo do Brasil, não possui qualquer experiência positiva em tocar projetos, guiar líderes, sendo esse partido político que saiu aos trancos e barrancos sua primeira ação executiva efetiva, mas isso por si só não credencia alguém ao posto máximo, temos outros 33 partidos ativos no país. Ela falhou como Ministra, falhou como Senadora ao praticamente abandonar a bancada para buscar formar seu partido, e se mostrou fraca na formação do partido.

Se eu estivesse no lugar de um Presidente eleito, provavelmente a convidaria para integrar o governo, é uma pessoa aparentemente íntegra, inteligente, aberta ao diálogo, que poderia muito bem ganhar experiência, depois assumir uma pasta importante e então se tivesse sucesso, estar preparada para suprir as necessidades do nosso povo na cadeira máxima, do contrário…

São muitos interesses, projetos, lideranças, congressistas, governadores, relações internacionais que recaem sobre a cadeira de presidente, é necessária força política para as coisas saírem do plano das ideias e se concretizarem do contrário chegamos ao colapso, como na época do Collor (um arrogante de um partido nanico) e agora com Dilma (sem habilidade fracassou para o país e para seu partido). Mas não duvido que valha a pena contribuir para o processo de preparação de Marina para esse momento de ser Presidente que pode acabar chegando.

Anúncios

Um comentário em “Novo partido Rede Sustentabilidade recebe autorização

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s