A direita renasceu no Brasil surge o Partido Novo

Exatamente a 1 ano atrás eu escrevi aqui no blog “A Direita morreu no Brasil. Amém.” Era dia 3/out/2014 e o partido mais a direita o DEM, parecia moribundo e perdeu cadeiras legislativas e executivas por todo o Brasil nas eleições logo em seguida, seu discurso se aproximava muito do centrismo acolhendo inclusive os programas sociais. A direita tinha morrido. Mas ressuscitou.
logo PN

Concordando com meu argumento de que a direita política tinha morrido, o site do Partido Novo diz que foi fundado pois, “analisando os partidos políticos existentes, concluímos que nenhum deles defendia claramente a maior autonomia e liberdade do indivíduo, a redução das áreas de atuação do Estado, a diminuição da carga tributária e a melhoria na qualidade dos serviços essenciais, como saúde, segurança e educação”

Foi fundado por 181 pessoas e levou 3 anos e meio para conseguir recolher o apoio necessário para se tornar um partido político, agora com a devida autorização formal no dia 15/set/2015, poderá ter seus candidatos para as eleições municipais de 2016. Usarão o número 30 nas urnas eletrônicas e são o 33º partido político do Brasil.

quem-somos-img

As propostas:

– Redução do Estado: entendem que o Estado deveria se preocupar com o básico saúde, segurança e educação, levando todo o restante para a liberdade das organizações civis, desde que de forma responsável, invocando o 1º valor do partido “Liberdades individuais com responsabilidade”

– Livre mercado: O papel do Estado não é de interventor, mas de resolutor de controvérsias por meio do judiciário, de acordo com a lei que deve valer para todos de forma igual. O mercado livre em um país com grande mercado consumidor tende a se aquecer e gerar muito mais oportunidades do que sob os freios das intervenções.

– Igualdade individual: O sistema jurídico deveria extirpar os privilégios concedidos para determinadas classes, todos deveriam ser tratados de forma igual pela lei. Não significa que estão querendo acabar com acessibilidade por exemplo, que é uma condição que pode ocorrer a qualquer um.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Opinião:

Parabéns pela iniciativa desses profissionais que mesmo sem qualquer experiência política se uniram e conseguiram aprovar seu partido político muito mais rápido do que Marina Silva e seu partido (Rede) por exemplo.

Entendo que como defensores da liberdade com responsabilidades não chegam a representar a direita tradicional, mas uma centro direita, menos preocupada com aspectos de intervenção moral no seio das famílias mas, mais preocupada com igualdade jurídica, nova visão de mercado e liberdade ampla, limitada apenas por regras que digam respeito a responsabilidade relacionada com ela mesma.

Assim como escrevi quanto ao partido Rede, entendo que o Partido Novo traz uma nova forma de ver a política e certamente isso irá enriquecer o debate político, mas temo pelas consequências da aplicação plena de seu ideário. Da mesma forma como as ideias de esquerda fracassaram e fracassam pelo mundo todo, as ideias liberais também falharam, por mais importante que seja levar em conta a visão tanto de um lado com do outro, no final das contas prefiro um caminho do meio, como o proposto pelo Movimento Internacional da Terceira Via.

Link: http://wp.me/p18lmB-cY

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s