Indicadores brasileiros em 2015

Dados dos 3 primeiros trimestres de 2015 confirmam expectativas negativas de 2015, como as que escrevi no começo do ano neste blog. O nosso PIB negativo, inflação chegando a dois dígitos percentuais, aumento de carga tributária, subida dos juros, etc…

G1: Expectativas do mercado para PIB e inflação de 2015 e 2016 têm piora [13/10/2015 08h29]

Infelizmente vivemos um cenário em que a pressão tributária retira das empresas a capacidade de investimento e enquanto elas lutam para manter as atividades e consequentemente os empregos aplicados nela, os preços públicos (pedágio, luz, água, combustível, taxas do Detran…) disparam destruindo a fatia da renda das pessoas que seria aplicada no consumo, reduzindo as vendas de toda a indústria, comércio e serviços.

Com resultados ruins que não justificam toda a operação, obviamente que empregos são sistematicamente cortados, pois dinheiro não cai do céu, precisa vir da atividade da empresa. O que reduz ainda mais o poder de consumo do mercado interno.

Com o dólar baixo frente ao real, apenas os exportadores que tem custos em reais estão felizes, pois oferecem descontos em dólar, aumentam as vendas e ganham mais do que antes por produto vendido na conversão em reais.

O investidor estrangeiro também está em fuga, não há uma definição sobre o cenário político e sobre que rumo será dado à economia, pois a cada dia novos rumores surgem, novas medidas provisórias, umas passam no congresso, outras não, sendo impossível utilizar qualquer método para previsão senão o instintivo como o que fiz no começo do ano.

Se for para ter impeachment que tenha logo, pois do contrário é difícil o prognóstico, pois sem investimento, não há crescimento, e sem crescimento não há empregos, sem empregos não há salário, e assim reduz-se ainda mais o mercado… é o caminho para o empobrecimento da nação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s