Acordo climático de Paris

O Acordo de Paris deve substituir o Protocolo de Kioto no ano de 2020 e assim ser definir o novo patamar climático do planeta Terra. Embora possamos desejar que seja um acordo bem logrado, se olharmos para o alcance do Protocolo de Kioto e para as Conferências Eco92, Rio+10 e Rio+20 podemos ficar um pouco desanimados.

Efetividade em ‘Check’

A 22ª Conferência da ONU para o clima começa na segunda-feira (07.nov.2016) em Marrakesh (Marrocos) onde além de anunciar o início da vigência busca-se ações mais efetivas dos que a do Acordo de Paris.

Se não começamos a adotar medidas adicionais a partir de agora, a partir da conferência de Marrakesh, terminaremos chorando ante uma tragédia humana evitável“, declarou Erik Solheim, diretor do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), que publicou seu relatório anual sobre a ação climática global.

No dia 12 de dezembro de 2015, em reunião da organizada pela ONU em Paris, 195 países aprovaram o texto final, isso é mais do que o mínimo que era necessário para dar validade ao texto (ao menos 55 países que representassem ao menos 55% das emissões de gases do efeito estufa). Mas, até o momento apenas 92 países já ratificaram internamento o acordo, dentre eles o Brasil.

Quais os maiores avanços do acordo?

Concordou-se em que os países tomarão medidas para não permitir que o aquecimento em relação a temperatura global pré-industrial, chegue a 2°C, com o objetivo de que não ultrapasse 1,5°C. para isso solicita-se que não haja destruição de sorvedouros dos gases do efeito estufa e que seja reduzida a queima de combustíveis fósseis.

Do ano 2020 até 2025 os países ricos garantem entregar juntos, um esforço de US$ 100 bilhões por ano para combate a mudanças climáticas.

Veja aqui o texto do acordo: https://nacoesunidas.org/acordodeparis/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s