Trump é o 45º Presidente dos EUA

Donald Trump é o novo Presidente dos EUA, o de número 45, mesmo nunca tido um cargo público na sua vida. Isso rompeu com a tradição histórica do país que tem muitos presidentes oriundos da escola de Direito e de Políticas Públicas de Harvard com consistentes carreiras políticas. Agora no processo de transmissão do cargo ele terá seu primeiro contato com os assuntos políticos de verdade.

Alguns tem dito que sua vitória foi inesperada, mas a realidade é que desde o início das primárias internas dos partidos ele já aparecia a maior parte do tempo como vitorioso ou praticamente empatado com seus possíveis adversários. Desde a primeira votação partidária ele já estava muito a frente de seus adversários internos, e ficou com mais votos internos do que todos os concorrentes juntos. Depois da divulgação dos e-mails de Hillary pelo Wikileaks nas últimas semanas ele retomou a liderança da corrida e por mais que a comunidade artística e jornalistas não quisessem acreditar, o homem que dedicou sua vida a ganhar dinheiro já era o provável presidente. [ Eu escrevi ontem que a Hillary precisava de uma combinação de Estados chave para poder vencer ]

Nos EUA com o voto indireto, quem vota para presidente são os Estados, que enviam seus votos de acordo com a eleição direta dentro de seus territórios. Alguns Estados são mais populosos, e por isso tem mais delegados (nome dos representantes estaduais que oficializam o voto do Estado) e no fim das contas são 496 votos (nos 46/50 Estados onde a apuração já acabou).

hillary-e-trump-votes
Resultado das eleições 2016 nos EUA – fonte BBC

Trump ganhou com uma pequena margem em muitos Estados importantes, especialmente no interior do país, onde estão a população rural e trabalhadores industriais, e onde a herança dos valores tradicionais de direita oriundos do fundamentalismo cristão-protestante e o sonho americano ainda tem um peso muito grande. Nos Estados com população mais urbana como no nordeste e costa oeste os Democratas venceram.

hillary-e-trump-votes-by-state
Mapa de apuração eleitoral 2016 EUA – fonte BBC

O novo Presidente dos EUA é bilionário, tem muitos imóveis em Nova Iorque e financiou a própria campanha, venceu na vida com seu próprio trabalho no ramo imobiliário e como produtor de programas de televisão e investidor, representando o sucesso do sonho americano e falando sobre o orgulho nacional dos EUA. Um de seus programas de televisão é “O Aprendiz” e tem franquia no Brasil onde é apresentado por Roberto Justus.

Será que ele será capaz de comandar a nação mais diversa do mundo com 320 milhões de habitantes, o mais poderoso exército do mundo mesmo sendo tão temperamental?

Uma pesquisa de opinião do meu blog mostrou que apenas 20% dos meus leitores votariam em Trump, o que demonstra em pequena escala, o alto grau de desconfiança com que o mundo, em especial os brasileiros o enxergam nesse momento. Especialmente tendo em conta que o mundo tem caminhado para um objetivo de globalização e entendimento entre os povos, o que vai na contra-mão do nacionalismo ultrapassado proposto por Trump.


Links recomendados:

[1] – BBC: O triunfo inesperado de Donald Trump: quem é o presidente eleito dos EUA
http://www.bbc.com/portuguese/internacional-37795804 >

[2] – New York Times (Editorial): Donald Trump’s Revolt
http://www.nytimes.com/2016/11/09/opinion/donald-trumps-revolt.html?action=click&pgtype=Homepage&clickSource=story-heading&module=span-abc-region&region=span-abc-region&WT.nav=span-abc-region >

[3] – New York Times (Especial): How Trump Reshaped the Election Map
http://www.nytimes.com/interactive/2016/11/08/us/elections/how-trump-pushed-the-election-map-to-the-right.html >

Anúncios

Um comentário em “Trump é o 45º Presidente dos EUA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s