Venezuela fora do MERCOSUL

No dia 29 de julho de 2016 terminou o mandato do Uruguai na presidência do MERCOSUL, no dia seguinte o país devia ter passado a presidência para a Venezuela, conforme previsão do estatuto do bloco, mas não o fez, então na prática a presidência está vaga desde o dia 1º de agosto de 2016.

As sessões do Parlasul (Parlamento do Mercosul) estão sendo esvaziadas pelo Uruguai, Argentina e Brasil. Assim evitam deliberação sobre a vacância da presidência.

Agora no dia 1º de dezembro de 2016 rondam denúncias de que até o começo da próxima semana a Venezuela será comunicada oficialmente de que fora suspensa do bloco e não poderá mais ter voz no Parlasul ou se beneficiar dos acordos.

O argumento é de que a Venezuela não cumpriu 112 resoluções econômicas e de direitos humanos que são cobradas pelos outros países, alegando que estas interferem na ordem jurídica interna.

Depois da citação oficial ao governo venezuelano, aguarda-se o anúncio oficial. O MERCOSUL também já retirou o Paraguai do bloco anteriormente.

Fontes:

Anúncios

Um comentário em “Venezuela fora do MERCOSUL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s