No país de espertos o correto é otário

Um dos problemas no Brasil é a completa ausência de bons exemplos expostos consistentemente ao cidadão. Isso passa a ideia de que a esculhambação é a regra.

Ninguém acredita em qualquer instituição também, pois, são feitas de pessoas que certamente são esculhambadas, pervertendo o sentido inicial. Logo, as respostas para as crises dificilmente conseguem ser institucionais e as coisas se resolvem esculhambadas mesmo, quando a poeira baixar.

Não sobrou um herói na história de 517 anos

Você olha para a história do país e procura por heróis e encontra péssimos exemplos em um bocado de espertos que sob pretexto bonito, mataram muita gente, enganaram muita gente e deixaram um rastro de perdulariedade. Sem utopias, sabemos que ninguém é perfeito e especialmente em uma época de super-exposição social as imperfeições afloram mais facilmente, todavia, ainda assim o Brasil é carente de figuras que ao menos se aproximem de serem heroicas, caridosas e sobretudo éticas.

O mal é premiado e o correto esculachado

Hoje o cidadão olha para quem exerce o poder e vê apenas pessoas tão torpes quanto seus pares, ou ainda piores, passando a lição de que “ser podre compensa” que esse é o comportamento sábio e premiável. Se as pessoas seguirem todas as regras, então “passam recibo de otárias” nesse cenário.

Se a moral não vem da raíz, poderia ser implantada?

Talvez melhoremos um pouco quando o cidadão médio olhar para o poder e encontrar ali premiadas as pessoas com os bons valores, firmes na defesa do que é direito. Pessoas que não cedam poder para os velhos e mesmos malandros como os líderes tem feito por aqui. Ainda mesmo que tais heróis pareçam alienígenas perto dos colegas brasileiros, isso finalmente poderia estimular um comportamento de que o correto compensa, mudando o constrangimento de lado, jogando-o para quem faz o que sempre deveria ter sido embaraçoso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s