Com a queda da SELIC onde investir?

Desde do dia 20 de outubro de 2016 a taxa básica de juros do Brasil está caindo, conforme você pode acompanhar na matéria que escrevi no site Alfarrabios: Banco Central define queda da SELIC. Vindo de um processo de alta, estabilizado por um ano em 14,25% a.a. agora a taxa já está em 10,25% com sinalização de continuar em queda.

Quando a SELIC estava em alta…

– Investir no governo vinha sendo um bom negócio

A SELIC é a taxa de referência para alguns dos títulos de dívida pública do Estado brasileiro, possíveis de serem adquiridos como investimento por meio do programa do Tesouro Direto, ou por meio de produtos bancários “lastreados” em títulos da dívida pública. Em um cenário de alta da SELIC e alta da inflação, investir nesses títulos demonstrou ser uma forma conservadora de buscar não perder dinheiro para inflação e ainda lucrar juros sobre os valores investidos.

– Melhor até do que a economia real

A SELIC também é uma referência para as taxas de juros bancários, o que ocasionava alta no custo de capital para alavancar negócios, que por sua vez aumentava o custo das empresas, ao passo que estas por sua vez não conseguiam fazer suas receitas crescerem vendendo produtos e serviços no mercado em crise. Como resultado, elas praticamente pararam de pagar dividendos, pela ausência de lucro para isso, tornando investir em empresas um mal negócio no curto e médio prazo, e emprestar para o governo um bom negócio. (Um absurdo eu sei!)

Onde investir com a baixa na SELIC

Tendo em conta que investir em títulos do governo é uma aplicação conservadora, estou escrevendo nesse momento para quem busca aplicações conservadoras, para fugir da inflação estimada em 4% no ano de 2017. Portanto, agora podemos considerar os seguintes cenários:

– CDB-DI

Título emitido pelos bancos, que podem ser convertidos em dinheiro no mesmo dia, também pode ser usado como margem de garantia na bolsa de valores e assim como a poupança também é garantido pelo FGC em até R$250.000,00. Sua taxa de retorno é indexada entre 80% e 105% da taxa DI (média das taxas negociadas entre os bancos para empréstimos de curtíssimo prazo). Em 2015 essa taxa chegou a ser de16% a.a. mas, baixou bastante e em 31 de maio de 2017 ficou em 10,66% a.a.. Considerando a inflação existe uma expectativa de ganho entre 5% a 7% líquidos sobre o investimento em 2017. Sobre tais ganhos incidem taxa de administração e imposto de renda.

– Tesouro Direto

Considerando a inflação, possivelmente o ganho neste ano será algo em torno de 5% a 7% líquidos sobre o investimento, o que ainda é um excelente investimento. Para quem tem títulos do Tesouro Direto, eu não me desfaria deles ainda. Sobre tais ganhos incidem taxa de administração e imposto de renda.

– Poupança

A poupança rende TR (Taxa referencial) + 0,5% ao mês (6% ao ano), não tem taxa de administração nem Imposto de Renda sobre o lucro. Estimo que o retorno líquido em 2017 será em torno de 4%. Ao contrário do que aconteceu nos últimos anos, nos quais a poupança perdeu para a inflação e eu a desrecomendei fortemente. Agora em 2017, ao que tudo indica é uma boa opção, para quem não quer arriscar e nem perder dinheiro.

Conclusão

A taxa de retorno entre as opções conservadoras de curto e médio prazo, estarão todas muito próximas entre si em 2017. Portanto, se você já tem uma delas, recomendaria manter a estratégia, ao passo que se a ideia é buscar uma nova opção, recomendaria buscar um CDB-DI com a melhor relação de baixa taxa de administraçãomelhor taxa de retorno sobre a DI ou uma Letra do Tesouro Federal que pague IPCA+ taxa de juros superior a 5% a.a.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s