Será que é possível encerrar o programa nuclear brasileiro?

As 3 usinas nucleares de Angra dos Reis no Rio de Janeiro, juntas tem capacidade de gerar 3GWs, ou seja 1GW por usina, mas sempre há o problema de gerar resíduos radioativos e haver risco de acidentes termonucleares. Será  que é viável fechá-las?

Em comparação com parques eólicos…

A CPFL Renovaveis a maior empresa em energia renovável no país, diz em seu site que tem 43 parques eólicos em operação em todo o Brasil somando um total de 1,3GWs de capacidade instalada. Já todos os parques eólicos do Brasil juntos tem aproximadamente 4GWs de geração de energia.

Sendo assim parece que parques eólicos só tem capacidade de serem fontes auxiliares para geração de energia no Brasil, especialmente se comparado com o potencial das hidroelétricas, também não tem potencial para substituir em curto prazo a geração de energia nuclear, pois seriam necessários centenas de novos parques eólicos para tal fim.

Em comparação com hidroelétricas…

Para efeito de comparação, a hidroelétrica de Itaipu tem 20 turbinas de 0,7GWs cada, em uma capacidade instalada de 14GWs. A vazão de cada turbina é 690 m³ de água/s enquanto a vazão média afluente é de 11.663 m³/s o que significa que 16,9 turbinas das 20 existentes trabalham em capacidade total na média, resultando em 11,8GWs de produção média possível.

A hidrelétrica de Belo Monte terá capacidade instalada de 11,233GWs mas devido a vazão de suas águas deverá operar com capacidade média de 4,5GWs. Força maior que a soma das 3 usinas nucleares com os 43 parques eólicos da CPFL Renovaveis.

Em comparação com outras termoelétricas…

A gestão do sistema de energia elétrica do país, pretende com a operação de Belo Monte reduzir o uso de termoelétricas, como as de geração por meio de carvão ou biocombustíveis. Mas será que as termoelétricas de geração nuclear não são mais prejudiciais?
Algumas pessoas alegam que deter a tecnologia de geração nuclear seria estratégico. Mas, nós já assinamos tratados de não proliferação de armas nucleares, não sabemos como transformar isso em propulsão para navios ou submarinos, tanto que vamos pagar R$ 30 bilhões para um projeto ultrapassado da França (no qual já pagamos metade e não temos um único submarino). Qual seria exatamente essa estratégia?

Por fim…

Após a inauguração de Belo Monte, talvez devêssemos planejar a possibilidade de suspender o programa nuclear brasileiro por alguns anos, retomando-o apenas quando e se a demanda energética superar toda a capacidade do sistema. Em áreas urbanas penso que deveríamos incentivar as empresas de auto-geração de energia via solar, para que praticamente toda casa tivesse ao menos uma unidade fotovoltaica (hoje o custo disso parte de R$ 19,90 por mês), o que poderia reduzir drasticamente o uso de energia do sistema de transmissão e talvez possibilitar o cancelamento do programa de energia nuclear que oferece riscos ao meio ambiente e à população.

<> Anotações:

ELETRONUCLEAR. Central Nuclear de Angra dos Reis. URL: <http://www.eletronuclear.gov.br/Aempresa/CentralNuclear.aspx&gt; Trecho em destaque: “…Angra 1, que entrou em operação comercial em 1985 e tem potência de 640 megawatts. A outra é Angra 2, que começou a operar em 2001 e cuja potência é de 1.350 megawatts. Para os próximos anos, está prevista a entrada em operação de Angra 3, de 1.405 megawatts”

CPFL RENOVAVEIS. Release: CPFL Energia publica Relatório Anual de 2016 com destaques no campo da sustentabilidade. Publicado em 04/04/2017. URL: <https://www.cpfl.com.br/releases/Paginas/cpfl-energia-publica-relatorio-anual-de-2016-com-destaques-no-campo-da-sustentabilidade.aspx&gt; Trecho em destaque: “Geração Convencional: 8 Usinas Hidrelétricas, 2 Usinas Térmicas (2.199 MW de capacidade instalada) Renovável: 43 parques eólicos, 39 PCHs, 8 usinas termelétricas a biomassa e 1 usina solar (1.060 MW de capacidade instalada – participação CPFL) Energia assegurada: 14.188 GWh Energia gerada: 15.713 GWh”

PORTAL BRASIL. Dilma inaugura usina hidrelétrica de Belo Monte. Publicado em 05/05/2016 10h30. URL: <http://www.brasil.gov.br/governo/2016/05/dilma-inaugura-usina-hidreletrica-de-belo-monte&gt; Trecho em destaque: “Construída no rio Xingu, a usina é a maior hidrelétrica 100% nacional e a terceira maior do mundo. Com capacidade instalada de 11.233,1 Megawatts (MW). Isso significa carga suficiente para atender 60 milhões de pessoas em 17 Estados, o que representa cerca de 40% do consumo residencial de todo o País.”

FONSECA, Mariana. Startup de Curitiba oferece energia solar a 20 reais por mês. EXAME: 16 set 2016, 20h04. URL: <http://exame.abril.com.br/pme/startup-de-curitiba-oferece-energia-solar-a-20-reais-por-mes/&gt; Trecho em destaque: “O cliente da Renova Green se cadastra por meio do site da startup e pode tirar dúvidas antes de fechar o contrato. Depois, faz o agendamento da instalação de painéis solares, pagando uma taxa de 199 reais. A manutenção do equipamento está garantida no contrato. … A partir daí, o usuário paga uma mensalidade de 19,90 por mês, tendo como base uma geração de 60kWh/mês. Segundo a Renova Green, sua solução gera uma redução média de 40 reais por mês na conta de luz em Curitiba”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s